©2019 by Vinho e Gastronomia. Proudly created with Wix.com

  • Guto Martinez

Escola Sorvete comemora com sabores alcoólicos

O dia 23 de setembro é conhecido como Dia do Sorvete, e para comemorar a data, a Escola Sorvete convida todos a provar sabores à base de bebidas alcoólicas, alguns tradicionais e outros inusitados, como o softie (sorvete de máquina) de cerveja escura.


Na verdade, sorvete, "gelato" ou "ice-cream" é tudo a mesma coisa. O que muda é a receita da mistura usada para criar o produto final, e isso que vai dizer qual o público que se pretende atingir - aqui, para comemorar, os sabores têm foco nas bebidas alcoólicas, dando um toque especial para os sorvetes.


Foram quatro sabores feitos na Escola Sorvete: o zabaione, que levou Jeréz junto à massa à base de ovos, leite e açúcares; o picolé de Apperol com laranja, um sorvete de morango com espumante Moscatel e um sorvete com sabor de cerveja amarga feito em máquina de "softie", comum nas redes de fast food.


Os resultados foram bem distintos: no zabaione, a bebida é notada, mas em conjunto com a base; o picolé deixou bem acentuado o sabor do Apperol; no sabor com morango, o espumante é apenas coadjuvante, contribuindo mais como um complemento adocicado; no softie, servido com casquinha que levava cerveja também na massa, o sabor é praticamente exclusivo da cerveja, que tinha alto teor alcoólico.


Seja qual for o sabor escolhido, o dia foi muito bem comemorado, com um brinde na casquinha!


Sobre a Escola Sorvete

Projetos sociais que a escola participa: OSH (Oficina do Sorvete de Heliópolis), Diversidade à Mesa (qualificação de presidiários). A escola há 2 anos funciona no endereço atual. O chef Francisco Sant'Ana lidera a instituição que nasceu no Dia do Sorvete (23 de setembro), já treinou mais de 1700 alunos de 124 cidades em 12 países, incluindo Portugal, El Salvador, Rússia e Colômbia.


O mote da Escola Sorvete é fazer o melhor produto possível com as ferramentas que você tem a mão. Criar receitas de forma criativa, como um laboratório onde os elementos criam um produto que pode ser vendido num isopor ou numa "gelateria".

9 visualizações