top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Altos Montes: uma região referência em vinho de qualidade na Serra Gaúcha

Região de paisagens exuberantes recebeu selo de IP (Indicação de Procedência) em 2020



A Região dos Altos Montes oferece o que tem de melhor em gastronomia, cultura, conhecimento e lazer para os turistas que desejam conhecer os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, localizados na Serra Gaúcha, no Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, a região é formada por 18 vinícolas que fazem parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes.


A sociedade civil e sem fins lucrativos foi criada em 23 de janeiro de 2002 por vinícolas das cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, com o objetivo de congregar as empresas vinícolas da região e trabalhar no desenvolvimento da pesquisa vitivinícola. Hoje, a entidade busca desenvolver ações que promovam a organização de área geográfica determinada para a produção de vinhos finos, visando a certificação de origem, divulgação, comercialização e estimulação do potencial enoturístico da região, através do roteiro da Região dos Altos Montes.


Desde 2020, os produtos de vinícolas associadas carregam o selo de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes. Assim, a associação passou a focar na promoção da área para produção de vinhos finos e trabalhar para conquistar o selo de Delimitação de Origem (D.O.), que indica que as qualidades e características dos vinhos da região se dão, exclusivamente, pelas condições que o terroir proporciona.


A região caracteriza-se por apresentar altitudes de 600 até 885 metros, paisagens exuberantes que mesclam entre montes e vales e alta amplitude térmica. O local é uma excelente opção para os amantes do enoturismo, além da rota estar em crescimento no Brasil, sendo um dos mais charmosos destinos da Serra Gaúcha.


Participam da Associação as seguintes vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Eva Vinhos e Vinhedos, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina - Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Família Ulian, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.

72 visualizações
bottom of page