top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Bacalhau, Vinho&Cia tem novo endereço no Itaim

Casa preserva as referências do endereço anterior, da Joaquim Floriano, e reabre com atmosfera mais intimista e aconchegante



Parte das comemorações dos 50 anos do tradicional restaurante Bacalhau, Vinho&Cia, o novo endereço da famosa casa permanece no Itaim, na Rua Pedroso Alvarenga, 620, no térreo do Residencial George V. “Mantivemos as mesmas referências e atmosfera do antigo endereço em que estávamos, porém com uma ambientação mais aconchegante e intimista, em um espaço menor, que abriga 80 lugares, e que servirá nossos clássicos pratos preparados com o bacalhau gadus morhua, além das clássicas especialidades da casa”, comenta o sócio José Carlos Pallas.


Das caçarolas do chef Caique Pallas continuarão saindo as variadas e generosas versões de bacalhau, paella, pescados, frutos do mar e as deliciosas sobremesas portuguesas, escoltadas por bons vinhos da adega com mais de 1000 rótulos. Um destaque é o jardim que a nova casa abriga, trazendo charme e o verde para a famosa e cinquentenária casa, que está sempre inovando e trazendo aos amantes da cozinha portuguesa a possibilidade de saborear receitas com ingredientes nobres, em belos preparos.


Ao chegar no restaurante, clientes perceberão os azulejos, a ilustração com o Castelo de São Jorge, as famosas andorinhas no teto, e a bela adega de vidro, além de outros detalhes trazidos da filial da Joaquim Floriano. A mudança ocorre por conta da necessidade de entregar o imóvel ao proprietário tendo em vista um empreendimento que será erguido no local


História do Bacalhau, Vinho & Cia


Instalado em um charmoso edifício de fachada portuguesa e com 45 anos de atividades, o Restaurante Bacalhau, Vinho & Cia faz parte do hall de estabelecimentos clássicos da cidade São Paulo. Em um amplo salão despretensioso e aconchegante com decoração rústica, evoca a atmosfera de tascas portuguesas, muito comuns na capital nos anos 70, década em que foi inaugurado pelo radialista e comentarista esportivo Barbosa Filho.


A idéia de Barbosa era que o restaurante fosse um local tranqüilo para recepcionar amigos e parceiros, mas o sucesso não demorou a vir. A fama do bom bacalhau se espalhou pela cidade e a casa passou a ser ponto de encontro de paulistanos apaixonados pela culinária lusitana. Com o crescente movimento, Barbosa decidiu vender o restaurante, passando o bastão para um português e três espanhóis, que fizerem a fama e o sucesso do Bacalhau, Vinho & Cia prosperar ainda mais.


Nos anos seguintes a casa se consolidou como um dos principais recantos portugueses de São Paulo, indo muito além do bacalhau. O traço espanhol na gestão trouxe ao cardápio a Paella Valenciana e variedades de preparos para o bacalhau, executadas até os dias de hoje pela terceira geração da Família Pallas, que gradativamente se tornou a única proprietária do estabelecimento.


Hoje é possível encontrar pelos salões Carlos Pallas, um dos dois sócios que adquiriu a casa, e no comando da cozinha o jovem chef Caique Pallas, que coordena a mesma equipe montada por seu avô, há mais de 40 anos.


A casa também preserva algumas tradições e técnicas que são fundamentais no processo de preparo do bacalhau, como a sala de dessalga: um ambiente refrigerado onde os peixes passam cerca de 72 horas mergulhados em água gelada com trocas constantes. “Essa é a melhor forma de preparar a carne para a elaboração de nossas receitas. Retirar o sal em baixas temperaturas preserva a textura e o sabor, além de evitar qualquer tipo de fermentação e odores”, nos conta Carlos Pallas.


Ele também destaca a preocupação com a qualidade do pescado. Por lá só é servido o bacalhau Gadus Morhua, conhecido como o rei dos bacalhaus. O azeite também é outro ponto que recebe atenção, vindo diretamente do Lagar, em Portugal, elaborado com olivas de primeira prensa, sem misturas.


O Restaurante Bacalhau & Vinho conta com mais de vinte pratos no cardápio, incluindo saborosas alheiras, também feitas na casa, pratos com camarões, polvo marroquino e uma completa seleção de doces portugueses para gajo nenhum botar defeito.


Conforme o nome da casa sugere, o vinho é outra estrela de igual grandeza por lá. Com uma extensa carta portuguesa, que contempla as principais vinícolas de cada região do país, a casa procura trabalhar com preços justos, de forma que o cliente escolha o vinho por suas características e não pelo preço. Uma prova de respeito pela enocultura e pelos prazeres da boa mesa.


Como toda boa casa portuguesa as portas estão sempre abertas. Diariamente no almoço e jantar, porções fartas e bem servidas são especialidade, que podem ser contempladas em uma vitrine que recepciona o público com os pratos carros-chefe. Entre, sinta-se em casa e desfrute o bacalhau e o vinho em boa companhia.


SERVIÇO

Bacalhau, Vinho & Cia – Barra Funda

Rua Barra Funda, 1067 Barra Funda, São Paulo - SP

Tel. (11) 3666-0381 e 3826 7634

Horário: De Domingo a segunda das 11:30 as 17:00 e de terça a sábado das 11:30 às 23:00

Aceita todos os cartões de crédito e débito e vales refeição

Capacidade: 200 lugares

Delivery: Ifood e telefones da casa

Possui acessibilidade a portadores de necessidades especiais

Valet com manobrista

Bacalhau, Vinho & Cia – Itaim

Rua Pedroso Alvarenga 620 – Térreo do Residencial George V - Itaim, São Paulo - SP

Horário: De Domingo a segunda das 11:30 as 16:30, somente almoço. De terça a sábado, almoço e jantar das 11:30 às 23:00

Aceita todos os cartões de crédito e débito e vales refeição

Capacidade: 80 lugares

Delivery: Ifood e telefones da casa

Possui acessibilidade a portadores de necessidades especiais

Valet com manobrista

72 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page