top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Casa Perini lança Fração Única Tannat

Filho de linha campeã, novo vinho tinto seco lançado pela vinícola do Vale Trentino pode ser harmonizado com carnes vermelhas e de caça, além de massas, embutidos e queijos de sabor intenso


O novo lançamento para amantes do mundo dos vinhos tem nome - e sobrenome: Fração Única Tannat. Produzida pela Casa Perini, no Vale Trentino em Farroupilha/RS, a bebida é mais uma da linha de exemplares premiados da vinícola gaúcha: o Fração Única Cabernet Franc 2020 foi medalhista de ouro no concurso Brazil Wine Challenge 2022, organizado pela Associação Brasileira de Enologia, com chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).


De acordo com o diretor de Marketing da Casa Perini, Pablo Perini, o Fração Única Tannat é um vinho com um aspecto olfativo interessante com aromas de frutas como mirtilos, ameixas secas e uvas passas, além de notas de chocolate amargo e cravo. “A uva Tannat é muito rica em antioxidantes naturais. Elas ajudam a prevenir algumas doenças”, afirma.


Para o diretor Comercial da Casa Perini, Franco Perini, o lançamento do novo rótulo é mais uma das novidades da marca que estarão, em breve, no mercado brasileiro de vinhos. “Teremos, no segundo semestre, o lançamento do ícone deste ano da nossa vinícola”, comenta.





Compras

O Fração Única Tannat pode ser adquirido no site Bebida in Box (https://www.bebidainbox.com.br/) por R$ 85,00. Há valores promocionais para quantidades maiores.


Fichas

Casa Perini Fração Única Tannat Vinho Fino Tinto Seco Garrafa de 750 ml / caixa com 6 garrafas

Viticultura: solo argilo-arenoso, vinhedos formados com mudas certificadas. Densidade de plantio de 3.500 plantas por hectare. Produção por hectare de 5 toneladas. Colheita manual. Sistema de condução de espaldeira em forma de Y.

Vinificação vinho base: seleção manual dos cachos. Fermentação com leveduras selecionadas e maceração em tanques rotativos, entre 22°C e 27°C durante dez dias. Ao final da fermentação alcoólica, 60% do vinho é acondicionado em barris de carvalho (70% das barricas de carvalho americanas e 30% francesas) onde ocorre a fermentação malolática. O período de amadurecimento em barricas é de seis meses. O vinho permanece um mês em garrafa antes de ser comercializado.

Aspecto visual: coloração de tom violeta profundo.

Aspecto olfativo: aromas de frutas negras como mirtilos, ameixa seca, uvas passas e cassis; além de notas de chocolate amargo e cravo.

Aspecto gustativo: apresenta ótima estrutura com final longo e marcante, textura macia e retrogosto que reforça as notas aromáticas da evolução em barricas de carvalho.

Harmonização: carnes vermelhas e de caça, com destaque para cordeiro, massas, pizzas e pratos com molhos ou bases mais condimentadas, embutidos e queijos de sabor intenso e curados.

Variedade: Tannat

Região: Vale Trentino – Farroupilha/RS – Brasil

Teor alcoólico: 13%

Açúcar residual: 2,3 g/L

Ph: 3,67


Sobre a Casa Perini

Em 1929 o filho de imigrantes italianos João Perini começou a elaborar seus primeiros vinhos de forma artesanal, no Vale Trentino, em Farroupilha. Quatro décadas após o patriarca iniciar sua modesta produção, seu filho viria promover mudanças. “Em 1970 resolvi ampliar os negócios da família, fundando a Casa Perini. Motivado e apaixonado por transformar a uva em vinho, busco a cada ano aperfeiçoar a vinícola com equipamentos, tecnologia e equipe qualificada” afirma Benildo Perini. O reconhecimento vem a cada prêmio alcançado e a cada consumidor satisfeito, o que se comprova com a conquista de mais de 500 medalhas nacionais e internacionais e com a premiação do Casa Perini Moscatel, eleito o 5° melhor vinho do mundo de 2017 pela WAWWJ (World Association of Writers & Journalists of Wines & Spirits).

46 visualizações
bottom of page