top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Chardonnay da vinícola Casa Perini é selecionado entre os melhores da safra 2022

A degustação foi realizada na 30a Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), na Serra do Rio Grande do Sul


Com aromas frutados que lembram abacaxi e maçã verde, o vinho Chardonnay da Casa Perini foi selecionado na categoria Branco Fino Seco Não Aromático, durante a Avaliação Nacional de Vinhos (ANV). A bebida entrou para lista dos 16 melhores vinhos da safra 2022, que também incluía variedades de Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Moscato Giallo, Pinot Gris, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Tannat, Roriz e Teroldego.

A Avaliação Nacional de Vinhos é realizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e já entrou para o Guinness Book como a maior degustação de vinhos coletiva do mundo. Sua 30a edição ocorreu em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, no sábado (05/11). A seleção representa os 30% mais representativos da safra anual.

A vinícola gaúcha emplacou, pela 9a vez consecutiva, a maior quantidade de amostras no total. Leandro Santini, Enólogo-Chefe da Casa Perini e eleito Enólogo do Ano em 2019, participou do evento e afirmou que o resultado é um reconhecimento para todos que trabalham no setor e brinda o momento de maturidade que atingiu o vinho nacional. “Ter 19 amostras da casa, entre bases de espumante, Cabernet Franc, Marselan, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, entre as mais representativas, nos deixa muito orgulhosos e mostra o potencial do Terroir do Vale Trentino para produzir vinhos que se destacam com sua qualidade superior”, disse.

Já José-Manuel Zabala, enólogo chileno e jurado da ANV, comentou sobre a intensidade aromática média-alta e grande complexidade entre as notas frutadas e de maturação vinho do Chardonnay. “Sobre as notas de madeira, destaco que são bastante nítidas, com sensação agradável para a boca”, comenta.

Histórico

Em 2021, o vinho da Casa Perini eleito entre os 16 mais representativos da safra foi o Tannat, comentado durante o evento pelo Sommelier Roberto Araújo Jr., da Confraria do Bob, que classificou o vinho com 93 pontos e o descreveu com notas de café, baunilha e especiarias como cravo nos aromas, além de ser seco com acidez equilibrada, ter taninos aveludados e apresentar fruta fresca integrada com a madeira em boca, com final de persistência média. Em 2019, o Merlot foi a grande estrela, sendo comentado por Marcel Miwa, jornalista e editor de vinhos da revista Prazeres da Mesa, que classificou o vinho com 91 pontos.


Sobre o Casa Perini Chardonnay: Com coloração amarelo-palha e reflexos esverdeados, o Chardonnay tem aromas frutados que lembram abacaxi e maçã verde, com notas florais e de mineralidade. Seu sabor harmônico e agradável com leveza e frescor harmoniza com peixes e aves com temperos leves, frutos do mar, culinária japonesa, massas com molhos brancos e pratos à base de vegetais.

17 visualizações
bottom of page