top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Onde comemorar o Dia do Sushi na Cidade de São Paulo

Celebrado no Japão há mais de duas décadas, o Dia do Sushi desembarcou no Brasil há poucos anos, mas já virou uma tradição entre os amantes de comida japonesa - que se reúnem no dia 1 de novembro para celebrar a data.


Tradicionalmente, o sushi é composto por um recheio, uma camada de arroz e uma tira de nori (tipo de folha feita com algas marinhas). Contudo, outras versões tradicionais também são aceitas na culinária japonesa, como o nigiri (bolinho de arroz moldado a mão, coberto com uma fina camada de peixe), gunkanzushi (base de arroz coberta pelo recheio que, em vez de ficar no meio, é colocado no topo), uramaki (tira de nori na parte de dentro, envolvendo diretamente o recheio - como se fosse um sushi virado do avesso) e joe (bolinha de arroz envolta por uma fina tira de peixe e que pode ser coberto por ovas, pedaços de peixe e/ou temperos diversos).


Conheça restaurantes onde experimentar deliciosos sushis na cidade de São Paulo:


TADASHII

No Tadashii, restaurante japonês localizado na Vila Andrade, os sushis são servidos no Festival Tadashii do Cheff. Tadashii é a palavra que tem como significado quatro princípios bem presentes no conceito da casa: Pureza, Dedicação, Correção e Idealização. Logo na entrada, um deck envidraçado convida os clientes a degustar as iguarias do menu nos dias mais amenos. O salão principal decorado em preto e branco é palco para o bar e o sushibar ao fundo. Subindo as escadas, um espaço intimista e elegante com um balcão que funciona durante a noite e uma mesa estilo tatame, bem baixinha para se comer como os japoneses. No cardápio, duas opções de festivais: o “Festival Tadashii do Chef” - com opções mais elaboradas e ingredientes como ovas, ostras e lagostins – e o “Festival Tadashii Tradicional” com pratos mais clássicos da culinária japonesa. A casa ainda inclui um menu à la carte com uma série de sushis e sashimis preparados com peixes frescos na hora da refeição, além de opções quentes como robatas, yakissobas, udon; pratos executivos – os chamados teishokus servidos no almoço de terça a sexta – grelhados com salada e pratos especiais (frango agridoce, curry rice, chicken katsu e salmão ao molho de maracujá). Para adoçar a refeição, sobremesas como Cheesecake de amora com sorvete de frutas vermelhas; Brownie de chocolate com sorvete de gengibre; Trouxinhas de doce de leite com sorvete de creme; Churros de doce de leite com sorvete de chocolate belga; Creme de papaia com cassis; Torta de maçã com sorvete de limão siciliano, Banana flambada com sorvete de canela ou Harumaki de chocolate com sorvete de creme e uma seleção de sorvetes com sabores bem diferentes como canela, gengibre e wasabi. Essas sobremesas também são incluídas nas duas opções de rodízio da casa.

Serviço: Rua Jamanari, 40 – Morumbi | Tel: 2579-7777 / 2579-3737



MAZA

No Maza, as opções de sushi são tanto a la carte quanto no menu omakase, que reúne pratos com os melhores ingredientes do dia. Após passar por uma reforma, o Maza tem um ambiente acolhedor e intimista, com uma linda cerejeira no meio do salão - que abriga 60 lugares. A vivência torna-se completa com a chegada do chef Seiji Enokizono, que incorporou ao cardápio a proposta de charcutaria e maturação artesanais, feitas no próprio restaurante. Dentre os destaques da casa, o Tartar de Tuna Albacora e o Sanduíche de Rosbife de atum. A nova proposta do chef é trazer a culinária tradicional japonesa, revestida por um viés contemporâneo e sustentável, através do uso de insumos do sítio da família e bem como a valorização dos peixes brasileiros - sempre trabalhando com experimentação de texturas e molhos.

Serviço: R. Manuel Guedes, 243 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04536-070 | Horário: SEG a SEX 12h às 15h 19h às 23h / SAB 12h às 15h30 19h às 23h / DOM fechado



8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page