• Guto Martinez

Gastronomia Japonesa no podcast da Japan House

Segunda temporada traz oito episódios que apresentarão a pluralidade desta cozinha, considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Como complemento, vídeos no YouTube trarão conteúdos relacionados ao programa da semana


São Paulo, março de 2021 - No próximo dia 09 de março, a Japan House São Paulo lança a segunda temporada de seu Podcast, que traz agora a temática da riqueza e diversidade da gastronomia japonesa. Com episódios lançados semanalmente, às terças-feiras, o programa será apresentado por Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da instituição; Luiz Américo Camargo, jornalista, consultor gastronômico e curador do evento Taste of São Paulo e Thiago Bañares, chef do Tan Tan Noodle Bar, Ototo e Kotori.


Sempre com o objetivo de divulgar as diversas facetas do país nipônico, a Japan House São Paulo traz nesta temporada oito episódios que propõem uma verdadeira imersão na gastronomia japonesa, que inclusive, tem o washoku (culinária tradicional) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Para ressaltar a pluralidade desta cozinha, o Podcast apresentará técnicas, detalhes, curiosidades e histórias de Cortes, Fermentação, Cozimento, Tempero, Infusões, Composição/Harmonização e Inovações, sempre com participações exclusivas de chefs e especialistas para ampliar a conversa com diversas perspectivas, em episódios inusitados e dinâmicos.


Para ampliar a experiência e o conhecimento do tema, também às terças-feiras, o canal do YouTube da instituição apresentará conteúdos elaborados com Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, relacionados ao episódio do Podcast da semana. Serão vídeos com receitas para serem reproduzidas em casa como complemento ao assunto, permitindo que os ouvintes possam passar à prática e sentir alguns desses sabores.


Com produção da Rádio Novelo, o primeiro programa da segunda temporada, disponível nos principais players em 9 de março, aborda o tópico “Cortes” com informações sobre a importância desta técnica no preparo dos alimentos e sua influência direta para realçar sabores, destacar alimentos crus, como peixes e legumes, além de trazer informações sobre facas e a delicadeza e cuidado empregados nas técnicas, por exemplo. “Nesta temporada, queremos ampliar o conhecimento do público sobre a profusão de técnicas, sabores, composições e muitos outros detalhes que tornam a gastronomia japonesa tão surpreendente e admirada. É uma oportunidade para descobrir que essa cozinha vai muito além de sushi e sashimi, em conversas muito ricas sobre tantas histórias e curiosidades que fazem parte da arte culinária dos japoneses e em sua influência direta para a criação de uma interessante cena gastronômica no Brasil”, declara Natasha Barzaghi Geenen, Diretora cultural da Japan House São Paulo.


Lançado em 2019, o Podcast da Japan House São Paulo destacou a literatura japonesa em sua primeira edição, em uma parceria especial com Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um. Em oito episódios com diversas participações foram discutidas obras literárias como “O assassinato do Comendador”, de Haruki Murakami; “Ayako”, de Osamu Tezuka; “Querida Konbini”, de Sayaka Murata; “Memórias de um urso-polar”, de Yoko Tawada; entre outras. “Queremos repetir o sucesso de nossa primeira temporada, que alcançou mais de 16 mil reproduções”, comenta Natasha. Para quem não acompanhou, a primeira temporada está disponível no https://www.youtube.com/japanhousesp.


Ficha Técnica Apresentação: Natasha Barzaghi Geenen, Luiz Américo Camargo e Thiago Bañares Coordenação geral e roteiro: Clara Rellstab, com a colaboração de Vitor Hugo Brandalise e Paula Scarpin Edição: Débora Gonçalves Produção: Clara Rellstab Finalização e mixagem: João Jabace Música original: Mari Romano Identidade visual: Thiago Minoru Coordenação digital: Juliana Jaeger Coordenação Japan House São Paulo: Laura Braga e Carolina de Angelis Conteúdo digital Japan House São Paulo: Thelma Nakae e Júlia Casadei

Produção da Rádio Novelo para a Japan House São Paulo


A Rádio Novelo é uma das principais produtoras de podcasts do país. Fundada em 2019, no Rio de Janeiro, é responsável por mais de 20 produções entre podcasts próprios e para clientes. Em 2020, lançou sua primeira série original, o Praia dos Ossos, e se consolidou como referência no estilo narrativo de podcasts em língua portuguesa. A empresa também é responsável pelos podcasts da revista piauí, da revista Quatro Cinco Um e de diferentes organizações, como Repórter Brasil, Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo, Instituto Igarapé, Japan House São Paulo e Gife. Produz, ainda, projetos originais para o Spotify, como Retrato Narrado, Vidas Negras e Boletos Pagos com Nath Finanças. A Rádio Novelo se destaca pela qualidade técnica e narrativa de suas produções e conta com uma rede de colaboradores e estúdios espalhados pelo Brasil. Tem como principais valores a preocupação com a inclusão e com a liderança feminina e fundamenta a construção de sua equipe na diversidade de gênero e racial.


Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis.


Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais: Site: https://www.japanhousesp.com.br Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo