top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Luca: o projeto autoral de Laura Catena

Filha de Nicolás Catena produz vinhos cultuados

Não basta ser membro de uma das famílias mais renomadas do mundo do vinho: é preciso ser a produtora de um dos maiores vinhos argentinos! Laura Catena lidera uma vinícola-boutique que não cansa de inovar, e produz vinhos que geram grandes paixões.

A busca de Laura Catena em seu projeto pessoal, a quem deu o nome de seu filho mais velho, é de trazer, em cada vinho, a melhor expressão do terroir impressa às diferentes variedades, normalmente em vinhas velhas localizadas em altitude elevada.

Neste espírito, ela inovou ao produzir um dos primeiros Chardonnay da Argentina, normalmente indicado como o melhor do país todos os anos, e que faz excelente uso do envelhecimento em barricas de carvalho francês para ganhar uma invejável complexidade.

Outro vinho que é facilmente identificado como o melhor da variedade na Argentina é o Pinot Noir, que reflete muito bem as características da região. É cheio de nuances muito próprias e com uma elegância que Hugh Johnson destaca no seu Pocket Wine Book, embora também denote o DNA da família Catena, podendo ser um ícone do que se chama "Pinot Noir do Novo Mundo".

Entre todos os vinhos feitos na Luca, o que mais atrai atenção deve ser o Syrah, um vinho muito sedoso e rico em aromas e paladares. Com grande concentração, mostra muito bem o potencial argentino em fazer vinhos com esta variedade.

Por fim, Luca apresenta o Beso de Dante, um corte de 55% Cabernet Sauvignon, 40% Malbec e 5% Cabernet Franc, que estagia 18 meses em barricas de carvalho francês para trazer uma complexidade aromática que passa das frutas negras maduras às especiarias. Um vinho muito completo, mostra que Laura Catena possui a experiência necessária para produzir grandes exemplares e atrair seguidores para os vinhos argentinos.

Os vinhos da Luca chegam ao Brasil pelas mãos da Vinci (www.vinci.com.br) e podem ser comprados diretamente do site.



24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page