top of page
  • Foto do escritorViviane Chow

Lupa, vinhos com personalidade

Atualizado: 30 de jun. de 2022

Adoro garimpar vinhos que trazem histórias e filosofias de vida diferenciadas, fontes apaixonadas pelo que fazem.... Um lugar que tenho participado de degustações com uma seleção de vinhos singular é o “Iaiá Cave à Manger”, localizado no bairro do Itaim em São Paulo. Um dos eventos foi o lançamento da importadora Boca a Boca que está trazendo os vinhos da “Lupa Winery”.

Jabuticabeira do Iaiá

Com a presença do enólogo Juan Pablo Lupiañez, um verdadeiro amante da cultura do vinho, da terra e da montanha; os rios e tudo o que rodeia a região de Mendoza na Argentina. Seu trabalho é realizado com muita dedicação e paixão; o resultado percebemos nos vinhos produzidos que apresentam a intensidade e elegância do “microterroir” de Paraje Altamira em Vale do Uco. Os vinhedos tem mais de 60 anos e se adaptaram muito bem ao clima, altitude e a viticultura natural em conjunto a preservação da biodiversidade local. As uvas são de origem francesa, a colheita é manual e tudo é muito bem elaborado desde o conteúdo até o rótulo que foge dos padrões comerciais atuais.

Destaque especial para o Lupa Malbec 2017, está um vinho aveludado, gastronômico e muito elegante. Tem aromas persistentes que lembram frutas vermelhas com nuances de pimenta e violeta ao mesmo tempo. Passa por envelhecimento em barricas de carvalho francês (70%) e americano (30%) durante 20 meses. Um vinho que chegou para conquistar. Sugiro harmonizar com carnes, queijos, pães, azeites e massas com molhos cremosos.


Os vinhos Calle Contastini Branco Canoso e o Calle Contastini Tinto Petit Verdot com Malbec 2019, indico a prova de ambos. São 2 vinhos cultivados nos mesmos vinhedos que o Lupa e utilizam o sistema de fermentação espontânea em leveduras indígenas e procedimentos com a mínima intervenção humana.


Interessados em conhecer melhor os vinhos, um agradável lugar para provar é no “Iaiá Cave à Manger”. O local oferece serviço de vinhos em taças utilizando o sistema de preservação com garantia de qualidade pela Coravin Brasil. Segue o endereço: R. Iaiá, 44 - Itaim Bibi.


Para mais informações sobre a vinícola acesse o site: www.bocaabocavinhos.com .

28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page