top of page
  • Foto do escritorViviane Chow

Menhir Salento, com base no passado agindo para o futuro

A cada vinícola que conheço me surpreendo mais com suas histórias, hoje vamos falar sobre a “Menhir Salento”, localizada em Minervino Lurge, entre Maglie e Otranto na Puglia, ao redor de sítios arqueológicos, fazendas antigas e belíssimas paisagens. Seus produtores transmitem uma imensa paixão pela terra, sabedoria familiar e respeito pela comunidade local. O que mais gostei da vinícola foi a simplicidade para expressar naquele pequeno pedaço de terra registros de variadas experiências com desafios solucionados de uma forma inteligente.

Com referências em estudos e acontecimentos naturais dos ciclos das plantas, a vinícola redescobriu uma fórmula para proteger as variedades originais da região. O sucesso da produção acontece devido aos projetos sustentáveis ativados, pela integração especial desenvolvida com o meio ambiente local e o bem-estar das pessoas colaboradoras.


Os vinhos da vinícola fazem parte da excelente curadoria realizada pela importadora Total Vinhos. Vou citar dois vinhos em destaque que tive oportunidade de experimentar e rapidamente lideraram o ranking do site sendo um dos produtos mais vendidos.


Vinho Tinto Primitivo di Manduria Menhir Salento DOC 2019

A Primitivo é a uva mais conhecida da Puglia, e a DOC Manduria, uma das mais conceituadas para a variedade. Este vinho passa por seis meses em barricas de carvalho francês, tem aromas adocicados como geleia de cereja, amora, apresenta nuances de tabaco, cacau e café. Na boca possui um corpo médio para levemente mais encorpado, taninos maduros, aveludados com elegância. Uma boa dica para consumo é harmonizar com pratos da comida mediterrânea, assados de carne e polenta cremosa com ragu de cordeiro. Um vinho com muitos prêmios recebidos, confira no site da vinícola a lista com tantos méritos. Esse vinho está com valor na faixa de 218 reais pelo site da Total Vinhos.


Vinho Tinto Salice Salentino Menhir Salento DOC 2020


Os vinhos da DOC Salice Salentino são os mais tradicionais da região de Salento. Este tinto foi elaborado com 80% da variedade Negroamaro e 20% Malvasia Nera, produzidas em vinhedos antigos com 60 anos em média, passa por 6 meses em barricas de carvalho francês e americano. É encorpado, potente, tem notas de frutas vermelhas e negras maduras, como framboesa, mirtilo e amora. Há nuances de especiarias como cravo, canela e pimenta. Um vinho perfeito para acompanhar carnes assadas, pratos com cogumelo porcini, trufas, queijos de massas média ou dura. Este vinho custa em média 198 reais.



Ambos considero clássicos, saudáveis, gastronômicos e para diversificar nas harmonizações sugiro que realize experiências de acordo com seu paladar e criatividade.

 

Para mais informações sobre os vinhos acesse o site: www.totalvinhos.com.br .

E caso tiver a oportunidade de conhecer a vinícola: www.menhirsalento.it .

Tem um restaurante que parece ser espetacular.

 

Por: Viviane Chow Fotos: Menhir.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page