• Guto Martinez

O paraíso espumante da Casa Perini

Marca é reconhecida como uma das principais produtoras do Cone-Sul

A Vinícola Perini está em evidência no panorama vinícola nacional, e não é à toa. Embora já tenha mais de 80 anos de tradição e história, foi na década de 70 que a família notou o potencial de seu terroir para produtos de maior qualidade, e começou a investir na importação de novas cepas importadas da região do Friuli, na Itália, além de maior cuidado na elaboração de seus vinhos.

Os resultados mostram que a escolha foi acertada: após anos de experiências e descobertas, os espumantes da Casa Perini foram alguns dos primeiros nacionais a figurar no Guia Descorchados no ano de 2015 - oito deles com 84 pontos ou mais, para ser mais preciso, sendo que dois deles receberam mais de 90 pontos. De lá para cá, os rótulos são cada vez mais presentes na lista de melhores produtos, seja do Brasil, seja do mundo - o Moscatel já levou a prata do Decanter World Wine Awards, e o Aquarela Moscatel Rosado também mereceu a prata do Vinalies Interantionales de Paris.

Não falta orgulho na apresentação dos vinhos pelo enólogo Leandro Santini, enologo que já está a 20 anos à frente da casa. Foi com ele que em 2005 a Casa Perini adquiriu as instalações da De Lantier no Brasil, aumentando sua capacidade produtiva para 16 milhões de litros, e permitindo um maior controle na elaboração de seus maravilhosos espumantes.

São muitas as razões que podem nos levar a tomar um espumante, desde brindar uma situação ou aproveitar uma garrafa gelada num dia de calor, até mesmo harmonizar uma taça com seus pratos favoritos. O que não pode faltar é a qualidade na taça, e com um espumante da Casa Perini tenha a certeza de ter uma das melhores bebidas feitas no nosso país!

Notas de Degustação

Brut Rosé Charmat - Elaborado a partir de Chardonnay, Pinot Noir e Gammay (aromas tintos), tem cor rosa vivo e um perlage intenso e contínuo, formador de uma bela coroa. Aromas de frutas cítricas, abacaxi, morangos, boca agradável e ligeiramente sucré, cremosidade, estruturado, acidez gastronômica que permite uma harmonização fácil. A casa diz que tem boa longevidade.

Casa Perini Método Tradicional - Espumante que passa por 12 meses sur lie, tem coloração amarelo palha claro com reflexos esverdeados, perlage intenso e rico, formando uma fina coroa na taça. Nariz de frutas secas, nozes, citricidade (lima da Pérsia), evoluindo para brioches. A boca levemente amarga lembra toranjas, com cremosidade e untuosidade na medida. Um ótimo candidato a ser o "rótulo amarelo" nacional.

Casa Perini Método Tradicional Nature - Leva Chardonnay 80-85% e Pinot Noir 15-20%, esse extra brut feito pelo método tradicional ou "champenoise" fica também 12 meses sobre as borras. A coloração é palha claro com reflexos esverdeados, com perlage intenso e difuso, e uma coroa bem marcada e fina. É um dos preferidos dos profissionais, pois temos aqui um Nature (espumante sem adição de açúcares para fermentação) bem fino e elegante, com aromas discretos, predominantemente cítricos, com casca de laranja, abacaxis e uma suave nota de panificação. Em boca é muito redondo e fino, sem excessos, bem acabado.

No. 1 2008 - Primeiro espumante safrado da Perini, teve sua produção limitada a 700 garrafas rapidamente esgotadas. Levou 60 meses sobre as borras, sendo feito com 60% de Chardonnay e 40% de Pinot Noir, portanto muito estruturado. A bela cor amarela tem borbulhas marcadas, com coroa muito fina. Os aromas foram perceptíveis já ao servir, com aromas bem evoluídos, apresentando óleo de castanhas e cítricos, bastante complexidade. A boca é untuosa, estruturada, cremosa. Um espumante superior que mostra um patamar superior possível de ser alcançado no Brasil.

Para saber mais sobre os produtos da Casa Perini, incluindo valores, a marca possui uma loja virtual em seu site www.casaperini.com.br.

©2019 by Vinho e Gastronomia. Proudly created with Wix.com