top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Penedo Borges, vinhos de Mendoza com Alma Brasileira

Idealizada pelo presidente da ABS-Rio, vinícola quer atender o público nacional



Surgida no ano de 2004 e criada por cinco amigos brasileiros apaixonados por vinho e pela Argentina, a Penedo Borges se vê como uma vinícola boutique cujo foco principal não poderia ser outro: agradar ao consumidor brasileiro.

A vinícola foi criada por Euclides Penedo Borges, presidente da ABS-Rio, e em parceria com a Otaviano Bodegas y Viñedos em Luján de Cuyo, chamada "terra do Malbec". A Penedo Borges foca tanto na agricultura de precisão, para atender as necessidades do terroir em cada ponto da propriedade, quanto nas práticas de agricultura sustentável, pois considera que é deste trabalho que surgem os melhores vinhos. A prática é chamada pela casa de "artesão moderno", uma vez que foca tanto na tradição regional quanto na inovação tecnológica.

As vinhas são plantadas paralelamente à Cordilheira dos Andes, de maneira a garantir a melhor insolação para as uvas, e a irrigação é feita com a água do degelo das montanhas, o que garante a sua pureza, sendo que a irrigação é feita considerando cada parcela do terreno. A colheita segue a tendência de tornar o processo mais artesanal e é feita a mão, em mais um processo de controle de qualidade.

Seguindo este raciocínio, e abandonando velhas técnicas de envelhecimento em madeira, o que resultava num vinho muito mais rústico e grosseiro, a Penedo Borges obteve resultados muito animadores para quem prefere vinhos mais refrescantes e frutados, mas ainda muito refinados, mesmo nas categorias de entrada.

E não se espante com a juventude da Penedo Borges: em 2012, o vinho Ícono Malbec 2010 foi eleito pela revista Decanter como um dos 25 melhores Malbecs de 2010, comprovando que a paixão aliada ao trabalho dá resultados.

Embora a Penedo Borges tenha conseguido traduzir suas ambições de agradar ao mercado brasileiro, outros países também passam a demonstrar seu interesse: já é possível encontrá-la na Europa, e as exportações para os Estados Unidos aumentaram substancialmente neste ano.


Notas de degustação

Espumante Penedo Borges Brut Chardonnay

Com um fino perlage que permite a formação de uma delicada coroa, o nariz tem prevalência de flores brancas e óleo de avelãs, com frutas brancas e um fundo de polvilho. A boca é untuosa, com acidez moderada que garante frescor, além de um toque mineral. Muita elegância.

Penedo Borges Clásico Sauvignon Blanc

Um vinho simples e com muito frescor, feito para ser bebido no ano. Em taça é amarelo palha bem claro, apresentando aromas herbáceos (grama), frutas cítricas e amarelas, e sutis toques animais comuns da Sauvignon Blanc quando bem cuidada. Tem uma leve untuosidade, além de um nível de acidez que o torna bastante refrescante, e um leve amargor no final (como toranja). Ótimo para beber sem complicações.

Penedo Borges Reserva Chardonnay

Um vinho que agradou bastante por seu equilíbrio entre fruta e madeira, apenas 30% dele passa por barrica. Possui uma bela cor amarelo palha com um reflexo dourado. Aromas bastante equilibrados de brioches com laranja lima, pipoca e um fundo levemente calcário, muito interessante e com uma certa complexidade. Boca untuosa, toque amanteigado mantendo uma discreta acidez quase cítrica. Envolvente!

Penedo Borges Reserva Cabernet Sauvignon

Um vinho com muita tipicidade, desde a cor rubi com reflexos violáceos, ao nariz, com frutas negras (amoras, ameixas frescas), couro, um toque mentolado e especiarias (anis). Leva também 10% de Syrah, o que dá mais estrutura e complexidade (a proporção, de acordo com o produtor, varia conforme o ano). Em boca tem médio corpo, taninos finos e redondos, demonstrando ser um vinho mais potente, mas sem ser agressivo. Persistente.

Uma curiosidade: foi harmonizado com um prato típico da cultura incaica, a Humita, a qual tem base de milho com outros vegetais como cenoura e abóbora, e leva apenas alho, pimentão e manjericão como tempero. O preparo ficou a cargo do chef Jesus Cahiza, revelação de Mendoza, e a combinação foi perfeita!

Penedo Borges Icono Malbec

Um Malbec muito admirável, indicado como um dos melhores de 2010 pela revista Decanter, e leva também Petit Verdot e Cabernet Sauvignon. Possui aromas muito sedutores de frutas vermelhas em compota, chocolate, café, mentolado, fundo acético, complexo. Em boca é mais encorpado, com acidez gastronômica, boa persistência, e taninos aveludados e delicados. Sem dúvida um ótimo vinho, e que acompanha tanto pratos à base de carne de vaca ou cordeiro quando queijos mais fortes.

Penedo Borges Cosecha Tardía Malbec

Feito com as uvas quase passificadas, este colheita tardia possui um bom equilíbrio entre o teor de açúcar e a acidez, não sendo excessivamente doce. Aromas de frutas negras passas, como ameixas secas, couro, lembram vagamente vinho fortificado. Em boca, taninos macios, adocicado, muito saboroso, acompanha perfeitamente uma sobremesa como tiramissù.

340 visualizações
bottom of page