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Foto do escritorGuto Martinez

Brasil se prepara para retomada dos eventos de vinhos e espirituosos

Em maio acontecerá São Paulo International Wine Trade Fair, dedicada ao universo vitivinícola, e Cachaça Trade Fair




São Paulo, 17 de fevereiro de 2022 - O vinho foi, sem dúvida, a bebida da pandemia. Foram dois anos de crescimento significativo. Em 2021 terminou com 51 milhões de consumidores regulares de vinho; um aumento de 12 milhões de pessoas ano, que equivale a 36% da população adulta brasileira, de acordo com o relatório Brazil Wine Landscapes 2022, da Wine Intelligence.

O cenário do mercado consumidor inflado e o brasileiro rendido ao vinho, e sabe comprá-lo, é uma excelente oportunidade para os produtores e importadores evidenciarem os produtos e conquistarem estes consumidores. “As feiras de negócios são uma das principais portas de entrada para as empresas que querem vender os vinhos no país”, ressalta Zoraida Lobato da Market Press, empresa que atua nos setores de eventos e comunicação há 30 anos.

O Brasil se prepara para a retomada dos eventos de vinhos e espirituosos. Em maio, serão realizadas simultaneamente São Paulo International Wine Trade Fair - dedicada ao universo vitivinícola - e Cachaça Trade Fair - dirigida aos destilados em geral e não apenas à cachaça - no pavilhão de exposição do Anhembi, na capital paulista, principal centro consumidor da América Latina.

As duas importantes feiras, 100% B2B, já têm presença consolidada no panorama comercial do setor de bebidas adultas brasileiro e este ano têm novidades: serão híbridas, ou seja, além de ocorrerem no formato presencial, também serão transmitidas online, inclusive as masterclasses, workshops e rodadas de negócios.

O público alvo são os donos de bares e restaurantes, importadores, distribuidores, compradores de bebidas de diferentes estabelecimentos, desde e-commerce até grandes redes supermercadistas de todos os estados. Em exposição estarão produtores, fabricantes de equipamentos, insumos e prestadores de serviços. “Reuniremos elementos de toda a cadeira produtiva do setor, recriando a ideia de um ponto de encontro para a realização de negócios e vendas, bem como para a discussão de tendências, políticas públicas e do estabelecimento de importante networking”, afirma Zoraida Lobato.

Além do Brasil, já estão confirmados expositores de países como Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Portugal.

Os eventos contam com apoio de entidades governamentais como o Ministério das Relações Internacionais, o Itamaraty; a secretaria de Desenvolvimento e Agricultura do Estado de São Paulo; o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC); SPVINHO; ABRASEL e SENAC.

Congresso Internacional da Cachaça e do Vinho – CICAVI

Em paralelo às duas feiras acontecerá o Congresso Internacional da Cachaça e do Vinho (CICAVI) – maior evento cultural, social, técnico e econômico do setor. O tema deste ano será “Desafios para os novos cenários de implantação de políticas ambientais, sociais e de governança no setor de bebidas adultas”.

O CICAVI está alinhado à agenda de desenvolvimento sustentável 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como compromisso global para um mundo sustentável e melhor para todos, o congresso concentra-se em quatro que podem ser aplicados ao setor de bebidas: educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e combate às alterações climáticas.

O CICAVI tem como objetivo disseminar e fomentar o conhecimento tecnológico, agronômico, dos aspectos produtivo, da comercialização, da distribuição e do serviço entre os componente da cadeia produtiva do vinho e da cachaça.

O ingresso pode ser adquirido pelo www.winetradefair.com.br/congresso.

Os eventos seguirão todos os protocolos de segurança sanitária necessários.


São Paulo International Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair De 10 a 12 de maio de 2022 Pavilhão de Exposição do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana - SP Saiba mais: www.winetradefair.com.br

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