top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Serra do Atlântico lança embalagem em lata

Água mineral paranaense busca sustentabilidade com a nova opção


A Água Mineral Serra do Atlântico lança uma nova embalagem em lata, com 310 ml. Já disponível no mercado, ela marca mais um passo da fabricante paranaense na busca por sustentabilidade. Desde fevereiro, 90% da energia necessária para manter a linha de produção, instalada aos pés da Serra da Mar, em Morretes, vem da energia solar.


“A Serra do Atlântico mantém uma procura constante por modelos mais sustentáveis de produção e de embalagens. Agora estamos avançando nesse sentido, aderindo à guerra contra o plástico”, conta um dos diretores, Christiano Loureiro. “O alumínio é 100% e infinitamente reciclável. Atualmente o Brasil é o líder mundial na reciclagem deste material”.


As novas latas são produzidas pela Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, que já tem a expertise de fornecer latas para água tanto no Brasil quanto em outros mercados, como Estados Unidos e Europa. Além de ser a embalagem mais sustentável da cadeia de bebidas, com uma taxa de reciclagem de cerca de 97,6%, a latinha possui diversas vantagens. Ela é inviolável, oferecendo maior segurança ao consumidor e permitindo a certeza da procedência da bebida, além de gelar mais rápido. Outro destaque é que, devido ao seu design, ela se destaca nas gôndolas dos supermercados.


Por enquanto, a Serra do Atlântico continua com as outras embalagens de plástico de sua linha, mas a intenção é realizar uma alteração gradativa por alternativas totalmente recicláveis.


Dentro desta filosofia de trabalho sustentável, a empresa adotou ainda a energia solar para abastecer toda sua estrutura. Esta iniciativa também resultou numa maior economia nos custos fixos: a conta de luz teve uma queda de 70%. Em cinco anos, o investimento, na faixa de R$ 500 mil, já terá sido pago.


Entre as melhores do mundo

Desde 2006 a Serra do Atlântico é listada entre as 100 melhores águas minerais do mundo pelo guia Fine Waters, maior publicação especializada sobre o tema, coordenada pelo especialista norte-americano Michael Mascha. A marca paranaense foi a primeira brasileira a entrar no guia, que atualmente conta com apenas duas águas nacionais.


Entre os segredos para a excelência da água Serra do Atlântico está sua localização, aos pés da Serra do Mar, em Morretes. Coberta pela Mata Atlântica, em áreas de preservação, a região tem uma precipitação de chuva maior do que na Amazônia. Toda esta água penetra através das formações de granito do local, chegando ao ponto de extração após décadas de mineralização. “O ecossistema local funciona como uma grande fábrica de água e filtro”, complementa Loureiro. “O cuidadoso processo de extração e envase mantém estas propriedades. O Guia Fine Water valoriza isto: águas que refletem a essência da fonte, que é única e bem definida”.


A Serra do Atlântico é bem leve, com baixo teor de minerais, com propriedades levemente alcalinas. Estas características conquistaram a crítica internacional e também um público em expansão no Brasil. “Procuramos transportar a experiência de tomar uma água da fonte para onde o consumidor estiver”, conta Loureiro. “Acreditamos que as novas latinhas vão ser uma nova ferramenta para ampliar esta experiência”.

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page