top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Vinho no verão: um guia para acertar na escolha

Com as indicações do sommelier Sidney Lucas os amantes do vinho não precisam abrir mão das taças na estação mais quente do ano e podem aproveitar as promoções do mês na Decanter Blumenau



O verão está com tudo e com o sol a pino vem aquela vontade de variar nos drinques. Para os amantes do vinho, a estação pode parecer, a princípio, um “problema”, já que a bebida é mais associada aos climas frios. Porém, não se engane: há vinhos incríveis que podem - e devem! - ser consumidos quando as temperaturas sobem.

Os campeões da temporada são os brancos, sempre leves e frescos. Mas há uma infinidade de opções entre rosés, espumantes e até mesmo tintos que são excelentes pedidas para refrescar as tardes de férias ao sol. Para te ajudar a começar esse passeio pelos “vinhos de verão”, o sommelier da Enoteca Decanter Blumenau, Sidney Lucas, ensina algumas dicas para ajudar a escolher os melhores rótulos da estação - e, de quebra, aproveitar as promoções que vêm com tudo nesta época.


Confira as dicas:


  • Prefira vinhos leves e não barricados, ou seja, que não foi envelhecido em barris;

  • Se optar por espumantes, melhor escolher os produzidos pelo método charmat, como os Proseccos;

  • Entre os brancos, prefira as uvas Riesling, Sauvignon Blanc e Torrontés, ou similares a estes tipos;

  • Os rosés de estilo provençal são os melhores para esta época;

  • Alguns tintos também combinam com o calor e podem ser servidos entre 12°C e 15ºC, desde que tenham poucos taninos e sejam leves, preferencialmente sem barrica.


Para colocar em prática


Se animou para seguir com as taças no verão? Então, além das dicas, o sommelier Sidney Lucas deixa algumas sugestões de vinhos perfeitos para a estação - e que você ainda pode encontrar em promoção na Enoteca Decanter Blumenau.


Colomé Torrontés Estate

Frequentemente destacado entre os melhores vinhos de Torrontés (tipo de uva da Argentina), é produzido na região de Salta. Um vinho branco puro nos aromas expressivos e intensos de limão, ervas frescas, lichia e flor de laranjeira. O paladar combina cremosidade e frescor, com final intenso e cítrico.


Paul Mas Claude Val Rosé 2021

Focado nas pequenas frutas vermelhas maduras e notas florais, é um vinho encantador, leve, fresco, com equilíbrio impecável, final limpo e suculento. Deliciosamente fácil de se beber, vai bem em qualquer ocasião.


Arrogant Frog Tutti-Frutti Tinto

Divertidamente chamado de “tutti-frutti” pela grande intensidade de frutas vermelhas maduras no nariz, além de uma linda e brilhante coloração púrpura. Ainda encontramos toques de alcaçuz e floral. A boca é dominada pelo frescor contagiante, pela amabilidade dos taninos e pela generosa expressão da fruta.


Amalaya Blanco de Corte 2022

Um vinho branco distinto, elaborado majoritariamente com Torrontés e pequena percentagem de Riesling. Revela aroma de frutas cítricas, jasmim, uva moscatel. No paladar é fresco, muito equilibrado e fácil de beber, com final cítrico. Excelente aperitivo e para acompanhar pratos da cozinha oriental, baiana e peixes.


Vinhos em promoção


Durante o mês de janeiro a Enoteca Decanter Blumenau tem uma série de promoções para os amantes de vinhos. Os rótulos das vinícolas do mês - Paul Mas, Claude Val, Arrogant Frog, Colomé e Amalaya - têm 30% de desconto.


Os rótulos da seleção de verão também tem 30% de desconto e no outlet é possível encontrar garrafas incríveis com até 60% de desconto.


A Enoteca Decanter Blumenau está localizada na Avenida Brasil, nº 630, no bairro Ponta Aguda. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.


A Decanter


Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page