top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Vinho espanhol quer o Brasil

Crescimento triplicou em dez anos, mas tem potencial para mais


A Espanha pode se gabar de sua posição como produtor vinícola: é o terceiro maior produtor mundial e maior exportador do mundo, com regiões produtoras que se espalham do norte ao sul do território, com alguns dos vinhos de maior reputação no mundo - mas uma presença tímida no Brasil, onde ocupa a sexta posição. O interesse, agora, é mudar este cenário.


Com uma produção variada, vinhos de praticamente todos os perfis, reputação mundial e muita história, o que falta é mostrar os produtos ao consumidor brasileiro, e foi por isso que um grupo de vinícolas da Espanha realizou em São Paulo, maior destino dos vinhos importados no país, realizou um walk-around tasting com alguns dos seus rótulos mais inusitados. Entre as participantes, estavam as vinícolas Arzuaga Navarro, Bodegas Habla, Bodegas Franco Españolas, García Carrión, González Byass, Manzanos, Nexus, Roqueta Origen e Torres.


Em degustação exclusiva a profissionais do setor, foram apresentados rótulos que mostraram uma diversidade não apenas nos estilos, mas também nas uvas, algumas de nomes tão diferentes que foram novidade a quase todos os participantes, como a Querol e a Garró, as quais já foram dadas como extintas mas acabaram redescobertas em pequenos produtores. Em comum, foi possível notar a grande capacidade dos produtores de aliar modernidade e tradição, com um vinho branco feito em barricas submersas (Habla del Mar, das Bodegas Habla) e um vinho de vinhas pré-filoxéricas (Los Dominios de Berceo Prefiloxerico, Rioja DOCa).


Entre novidades com preços muito competitivos, rótulos já conhecidos e ícones de produção limitada, a Espanha tem tudo para aumentar os embarques para o Brasil e manter nossas taças abastecidas com o que há de melhor no mundo.


Notas de Degustação


Lafou Les Amelers 2016 - Finca Mas Gabrielet, Batea - 100% Garnacha Blanca

De coloração clara e límpida, traz aromas cítricos, notas herbáceas (manjericão), floral e uma nota amendoada - além da referência ao nome, que significa "amendoeiro", o vinho é feito em meio a amendoeiros. A bica é intensa e generosa, com alguma untuosidade, muito floral perceptível e final prolongado. Ótimo para explorar a Garnacha Blanca.


Habla Rita - Bodegas Habla - Syrah e Garnacha

Elaborado na Provence e com inspiração em Rita Hayworth, possui a coloração rosada pálida, pendendo ao alaranjado típico da região. O nariz traz notas de frutas como grapefruit, manga, goiaba vermelha, ligeiro herbáceo e um fundo de frutas vermelhas. A boca é fresca e elegante, ligeiramente untuosa, redonda. Com persistência média a prolongada e um final frutado, é realmente um tributo à altura da atriz que dá o nome ao rótulo.


1890 Manzanos Rosé

Um rosé de coloração alaranjada clara, elaborado com 90% Garnacha e 10% Tempranillo Blanco com passagem de três meses de barrica de 50% do vinho, para conferir estrutura e volume. Em taça, mostra aromas de frutas secas, como amêndoas, frutas frescas (grapefruit), notas florais e especiadas no fundo, adquirindo elegância ao assentar. A boca traz um frescor surpreendente, com bom volume e intensidade dos aromas de frutas e flores. Final com nota mineral. Um grande rosado espanhol!


Nexus Pisarrosas 2014 - Ribera del Duero - Tempranillo

Vinho de coloração intensa, tem aromas de figo, tomilho e uma nota mineral que lembra pedra molhada. Os 14 meses de barrica aportam um ligeiro especiado e aromas de torrefação, mas na boca se percebe melhor a elegância dos taninos, que são sedosos e bem acabados. Equilíbrio da acidez, apresenta boa persistência e final limpo.


Rioja Bordón Crianza 2016 - Bodegas Franco-Españolas - Tempranillo e Garnacha

Um vinho com a coloração rubi-violácea intensa típica da região, traz aromas de frutas vermelhas e negras bem maduras, com notas de baunilha resultantes dos 14 meses em barrica predominantemente americana, necessários para dar suavidade. A boca traz boa estrutura, taninos marcantes mas bem acabados, com os sabores presentes também no paladar. Um ótimo achado, com preço em restaurante na faixa dos 120 reais.


Grans Muralles - Familia Torres - Garnacha, Monastrell, Querol, Carignan e Garró

Um tinto intenso e mais rústico, passa por 18 meses de carvalho francês. Traz aromas de frutas vermelhas e negras bem maduras, notas tostadas, ligeiro herbáceo (alecrim). A boca é muito sedosa, com taninos muito redondos, persistência, e uma sensação que lembra incenso. Um vinho de características ancestrais, possui um espírito único.


Beronia Reserva 2014 - Rioja - González Byass - Tempranillo, Graciano, Mazuelo

Produzido pelo mesmo grupo do histórico jerez Tio Pepe, traz a típica coloração rubi-violácea escura, límpida e brilhante característica da região, passando por 20 meses em barricas. O nariz é complexo, com aromas de frutas negras (ameixa), notas ligeiramente tostadas, especiarias (canela, anis, alcaçuz), cedro, tabaco. A boca tem densidade, taninos sedosos, acidez marcada, fresco e vibrante. Persistente, deixa uma sensação de boca cheia. Um vinho muito saboroso.


Pata Negra Gran Reserva 2008 - Tempranillo

Um vinho com sinais de evolução já na coloração, traz com os aromas de frutas vermelhas e baunilha já uma nota de tomate confitado. Apesar da idade, ainda tem boa vivacidade na boca, com acidez, taninos bem marcantes, persistência, final saboroso. Ótima opção na faixa dos 120 reais para quem busca algo intenso.


Arzuaga Gran Reserva 2009 - Ribera del Duero - 95% Cabernet Sauvignon e 5% Merlot

Uma bodega relativamente nova, com a primeira safra em 1995, este vinho é produzido com uvas de vinhas velhas, com baixo rendimento. O ano de 2009 foi de temperaturas altas e algum estresse hídrico, resultando em vinhos mais maduros, considerados mais acessíveis. Os aromas dominantes de frutas negras e couro encontram alcaçuz e outras especiarias doces, e a boca é sedosa, com frescor e muita elegância, persistência muito longa e um final ainda frutado. Um grande exemplar de um Ribera del Duero, região de grandes ícones da Espanha.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page