top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Vinícolas na Região dos Altos Montes promovem degustações para iniciantes

As experiências são realizadas em vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha


Vinhedo da região de Altos Montes
Vinhedo da região de Altos Montes

Na Região dos Altos Montes, nove vinícolas proporcionam experiências únicas para os turistas interessados em conhecer mais sobre o mundo do vinho. Os empreendimentos, que fazem parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes realizam degustações para iniciantes na arte de apreciar vinhos.


As experiências são promovidas em Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha, mediante agendamento. Saiba mais sobre cada uma delas:


  • Boscato Vinhos Finos – Viva a Experiência de um Sommelier: degustação guiada de cinco rótulos em sala de análise sensorial acompanhada de sommelier da casa. Mais informações pelo telefone (54) 98113-0326.

  • Famiglia Veadrigo - Degustação da Famiglia: aprecie cinco rótulos da Linha Famiglia Veadrigo com uma deliciosa tábua de frios, no aconchego da Enoteca. Mais informações em @famigliaveadrigo no Instagram.

  • Vinícola Bebber - Degustação Conceito: degustação dinâmica e descontraída de até quatro rótulos. Saiba mais em @familiabebber.

  • Família Ulian - Degustação Express: degustação de três rótulos da vinícola. Saiba mais em @familiaulian.

  • Fante Bebidas - Degustação Fante Store: oportunidade de degustar quatro variedades com acompanhamento do enólogo da casa. Mais informações em @fantebebidas ou @fantestorers.

  • Terrasul Vinhos Finos - Degustação de Balcão: degustação de até quatro rótulos com explanação sobre como funciona uma análise sensorial e a história da vinícola e da família Salvador. Saiba mais em @terrasulvinhosfinos.

  • Vinhos Viapiana - Experiência do Princípio à Taça: degustação comparativa entre um vinho base de espumante em tanques de inox com um espumante engarrafado e entre um vinho tinto direto da barrica de carvalho com o mesmo engarrafado. Mais informações em @vinhosviapiana.

  • Vinhos Fabian - Degustação de Barricas: visita guiada com degustação de quatro vinhos direto das barricas. Saiba mais em @vinhosfabian.

  • Luiz Argenta Vinhos Finos - Tour e Degustação: degustação de quatro rótulos passando pelas Coleções Jovem, Terroir XXVII, Clássica e Cave. Conheça a história e cada espaço da vinícola, incluindo a cave ao som de Tom Jobim e Chico Buarque. Mais informações em @vinicolaluizargenta.


Orientações para a degustação de vinhos

Segundo Débora Viapiana, proprietária da Vinhos Viapiana, para a participação em experiências de degustação, não é necessária nenhuma preparação anterior ao evento. Entretanto, é recomendado que os participantes evitem batons, pois estes podem atrapalhar na percepção do aroma do vinho, assim como os perfumes podem interferir na degustação de outras pessoas que estejam no mesmo ambiente. 


“Para a degustação se sugere alimentos neutros, como um biscoito água e sal, ou um pão, algo que não tenha muitos sabores e que também não seja muito gorduroso ou muito salgado, para que não interfira nas percepções que a gente vai ter do vinho”, afirma. 


Débora ainda destaca a importância de se entender a diferença entre beber vinho e degustar. “Quando falamos em degustação, falamos de avaliar o produto e é necessário observar esses cuidados para que tenhamos mais clareza do produto em si, sem interferências externas. A degustação consiste em avaliação visual, olfativa e gustativa do vinho, e isso não é o que se faz no dia a dia, durante um jantar ou durante um consumo mais descontraído, mas que é o que é levado em consideração numa degustação avaliativa”, explica. 


Saiba mais sobre a região dos Altos Montes 

Situada na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, a região dos Altos Montes é reconhecida por oferecer cultura, conhecimento e lazer para os visitantes dos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A originalidade encontrada nas vinícolas resgata a história da colonização italiana, a tradição dos antepassados e a qualidade da gastronomia e dos vinhos.  


Ao todo, 18 vinícolas fazem parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes. São elas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino - Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Eva Vinhos e Vinhedos, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina - Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Família Ulian, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em @altosmontesoficial.

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page