top of page
  • Foto do escritorViviane Chow

Viva os encantos do Vale dos Vinhedos

Atualizado: 17 de jul. de 2023


Com a evolução dos vinhos brasileiros e a busca por experiências diferenciadas, o Vale dos Vinhedos a cada ano movimenta o enoturismo da região positivamente. O Vale está situado entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Os vinhos produzidos na região apresentam o selo de Indicação de Procedência (desde 2002) e o de Denominação de Origem (desde 2012). Atualmente a maioria das vinícolas e locais do setor são associadas ao instituto APROVALE, cuja missão é promover o desenvolvimento sustentável local, integração entre os profissionais garantindo a qualidade dos vinhos e serviços.

A diversidade de atividades é ampla, uma vez visitando o Vale já te adianto que não será possível conhecer tanta beleza, histórias, passeios e degustações disponíveis em uma viagem apenas. Segue algumas dicas de lugares especiais nessa publicação, porém sugiro sempre uma boa pesquisa por eventualidades que estejam em sintonia com suas próprias buscas. O Vale dos Vinhedos é exemplo de um excelente trabalho desenvolvido, tornou-se ponto de encontro dos nossos parceiros enófilos e apreciadores de vinhos. Viva!


Casa Valduga

A vinícola é pioneira no desenvolvimento do enoturismo no Brasil e oferece uma experiência completa no mundo dos vinhos. Tem a disponibilidade de hospedagem, o wine bar LUI, cursos, degustações, espaço para eventos e variadas harmonizações no delicioso restaurante Maria Valduga. O café da manhã é surpreendente, tudo muito fresco, bem elaborado, ambiente familiar e espumantes deliciosos para iniciar o dia mais feliz. Muito agradável visitar as adegas subterrâneas onde os vinhos descansam ao som de cantos gregorianos. Outro destaque importante são as atividades propostas pelo SPA VINOTAGE, perfeito para quem se interessar em trabalhar o rejuvenescimento da pele e da alma com as propriedades benéficas da UVA. Adorei o atendimento, a organização e a qualidade dos produtos desenvolvidos. São 140 anos de muito trabalho, paixão e produção. Gostei do lema da família: “Insistência, persistência e não desistência”. Admirável!


Casa Valduga - Via Trento 2355 - Linha Leopoldina

Enoturismo: (54) 2105.3154


O Guri

O restaurante resgata a culinária e técnicas dos Pampas Gaúchos, tudo é produzido com lenha, fogo e brasa. Podemos considerar a gastronomia do chef Enio Valli afetiva, criativa e inteligente. No local tem horta orgânica, a maioria dos ingredientes são de fontes locais, a lenha é ecológica e a equipe é super unida. O atendimento é praticamente uma aula sobre as tradições e cultura da região. Tanto no almoço quanto no jantar, a proposta do restaurante é o Menu Degustação Confiança, são entre 8 a 10 etapas e você pode escolher a versão harmonizada pelo Sommelier ou escolher um vinho versátil que combina com todos os pratos. Pode chegar na confiança que tudo será uma surpresa inesquecível.


O Guri - Rua: 15 da Graciema, 676 - Vale dos Vinhedos

Reservas: +55 (054) 99260.3142 / gurirestaurante@gmail.com


Pizzato Vinhas&Vinhos


Fruto de muita dedicação, a vinícola boutique Pizzato se posiciona com êxito no mercado de vinhos, sendo reconhecida pela sua produção de vinhos com personalidade e elegância. Os vinhos são elaborados a partir de uvas de variedades selecionadas provenientes desta região, passam por critérios completos de qualificação analítica e sensorial. Uma visita essencial para quem for na Serra Gaúcha é conhecer a vinícola e, participar da degustação de vinhos Pizzato harmonizados com uma saborosa charcutaria regional. Tem outras opções de experiências, porém essa em particular, adorei a proposta.


Pizzato - Via dos Parreirais, S/Nº - Santa Lúcia - Vale dos Vinhedos

Reservas: +55 (054) 98136.4858


Vinícola Lidio Carraro

Dedicada a viticultura há mais de cinco gerações, a vinícola familiar Lidio Carraro também traz suas influências e histórias italianas. Evoluiu na sua trajetória com uma filosofia purista, sempre buscando a essência e a integridade do vinho. Os vinhos são elaborados com o mínimo de interferência e respeito à expressão natural da uva. É reconhecida por ser uma vinícola ousada, inovadora e por suas produções singulares de qualidade. Sugiro visitar a vinícola e provar a Degustação Elevado, são 9 rótulos em prova, sendo 6 da linha Premium e 3 vinhos de guarda. A arquitetura dos ambientes onde são realizadas as degustações é bem integrada com a natureza com boa visibilidade. Muito aprazível!


Lidio Carraro - Estrada do Vinho, RS 444, Km 21,

Linha 40 da Leopoldina, Vale dos Vinhedos.

Reservas: +55 54 2105 2555 - enoturismo@lidiocarraro.com


Lugares que estão na minha lista para próxima visita:

Mais informações sobre a região acesse > www.valedosvinhedos.com.br

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page