top of page
  • Foto do escritorViviane Chow

Aproveite esse inverno e visite vinícolas diferenciadas

Atualizado: 2 de jul. de 2022

Com toda a dedicação de grandes profissionais, nosso país avança, aprimorando suas técnicas gerando vinhos de qualidade. Simultaneamente a busca por experiências especiais no setor da enogastronomia e enoturismo segue em expansão. Hoje temos muitas variedades, ofertas, promoções e inovações em desenvolvimento. E para reverenciar os projetos que estão se destacando, periodicamente vamos sugerir lugares com muitas histórias para contar.


Segue as dicas iniciais para visitar, pois temos muito a explorar no mundo dos vinhos:


1. Casa Verrone, uma vinícola desenvolvida pelo empresário enófilo Marcio Verrone e desde o ano 2009 foram plantadas as primeiras videiras com origens europeias. Após muita dedicação, investimentos e experiências; descobriram as variedades que melhor se adaptaram no “Terroir” de São José do Rio Pardo em São Paulo. Devido ao clima, o procedimento da dupla poda e a colheita de inverno influenciou na geração de vinhos complexos e exclusivos. A variedade Syrah é o que teve maior destaque, porém todos os vinhos trazem uma peculiaridade. Recomendo chegar cedo na vinícola, participar da masterclass com degustação, conhecer mais sobre sua história e como tudo acontece para chegar até o produto final. O restaurante é especializado em culinária contemporânea, todo mês o chef Mauricio Feltran prepara surpresas enogastronômicas variadas. Tudo é muito organizado, o local traz uma bela arquitetura e nos transmite um clima familiar agradável. Quem se interessar pode programar um piquenique ou comemorações específicas.


Mais informações: (19) 3608-1577 ou www.casaverrone.com.br


2. Vinícola Villa Santa Maria Brandina Wines - uma história familiar de origem italiana que encontraram um lugar reenergizante no Vale do Baú, em São Bento do Sapucaí, próximo a Campos do Jordão, em São Paulo. Entre 2000 e 2001, iniciaram o plantio de uvas no formato de produção tradicional. Em 2004, começaram a introduzir a técnica de inversão da poda, com o intuito de obter a colheita no inverno. Assessorados pelo especialista Murillo Albuquerque Regina, foram plantadas com êxito cerca de 4.500 mudas, dentre elas as variedades: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah. Após toda a adaptação e implementação dos novos recursos desenvolvidos, o resultado foram vinhos de qualidade excepcional. As castas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier também tiveram uma boa repercussão. O local oferece degustações, visitas pelos belos vinhedos e um restaurante moderno contemporâneo com influências da gastronomia italiana. O menu é elaborado pelo chef Roque de Souza Lima Neto, tudo muito bem apresentado e versátil. Sugiro provar o Brandina Assemblage 2019 - elaborado com as uvas Syrah e Merlot - um vinho equilibrado, taninos macio e aromas persistentes (baunilha, especiarias, frutas negras maduras). Aproveite a visita e confira com os profissionais da vinícola as melhores harmonizações proporcionadas.


Mais informações pelo WhatsApp: +55 (12) 99633-0222 ou site: www.villasantamaria.com.br


2. Vinícola Raizes do Baú - localizada na Serra da Mantiqueira - também próxima a cidade de Campos do Jordão - SP. O casal proprietário Marcelo e Sônia carregam laços familiares pela região e podemos dizer que é um presente estar exatamente nessa área com a visão espetacular 360º, realmente encantador. Eles vivem com o propósito de transformar uvas em momentos inesquecíveis. Por isso, decidiram chamar a propriedade, iluminada, encantada e única, de Fazenda Portal da Luz. Além de vinhos de qualidade, produzem toneladas de castanhas portuguesas, sendo um dos maiores produtores do Brasil, e com ela fazem chutneys, doces, farinha de castanha portuguesa e cerveja artesanal estilo Belgian Blond Ale. Atualmente produzem 9 espécies de uvas: Cabernet Sauvignon, Malbec, Pinot Noir, Malbec, Syrah, Pinot Meunier, Chardonnay, Pinot Grigio e Viognier. Um vinícola distinta movida a paixão dedicando-se em compartilhar a preciosidade e diversidade da natureza local.


Mais informações: (12) 99600-7711 ou pelo site www.vinicolaraizesdobau.com.br



Texto: Viviane Chow - Fotos: das próprias vinícolas para divulgação.


55 visualizações
bottom of page