top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

A busca pela perfeição da Salentein

A Argentina enfrentou um grande dilema na produção vinícola desde que, em 1975, o consumo per capita chegava a 90 litros, passando a despencar todos os anos. A saída foi clara: melhorar a qualidade, e apostar em rendimentos menores, novas técnicas e tecnologia de ponta, além da busca por regiões capazes de fazer vinhos inigualáveis. Neste cenário, as Bodegas Salentein despontam como uma das maiores inovadoras.


As Bodegas Salentein contam hoje com a tutela de Pepe Galante, com a consultoria do renomado Paul Hobbs, que supervisionam com maestria os 700 hectares de vinhedos recondicionados onde são cultivadas diversas variedades clássicas europeias, todas com rendimentos pequenos e alta qualidade dos frutos.


Numa aposta constante em novos microterroirs em Mendoza, o trabalho desenvolvido pelas Bodegas Salentein levou ao surgimento de novas Indicações Geográficas: Altamira, já aprovada em 2013, e San Pablo e Gualtallary, ambas em processo de aprovação.


Na região de San Pablo, por exemplo, são exploradas não apenas as grandes diferenças de altitude, que chegam a 650 metros, mas também como respondem as diversas variedades de uvas a tais condições. Além da Malbec mais facilmente relacionada à região, também podem ser encontrados por lá exemplares de Pinot Noir plantados a 1400 metros de altitude, e Chardonnay a 1600 metros, por exemplo.


Outra das características apontadas pelas pesquisas conduzidas pela Salentein apontam a uma curiosidade nas pedras calcárias da região: seu processo de formação geológico é de origem biológica, que permite que as pedras enterradas no solo guardem pequenas quantidades de água que nutrem as raízes das videiras, e mantendo um nível mínimo de umidade que favorece o desenvolvimento das plantas.


Ao provar vinhos de uma mesma variedade, é possível notar as características distintas destes microterroirs cuidadosamente estudados pela vinícola, e apontar como os fatores naturais acabam influenciando no resultado final.


As Bodegas Salentein demonstram que é possível diversificar a produção de vinhos de Mendoza, sem abandonar a tradição daquele que é considerado o melhor Malbec do mundo, com muita competência e coragem para explorar e expandir as fronteiras vinícolas argentinas. Uma aposta cujos resultados são comprovadamente deliciosos!


Notas de Degustação


Malbec Single Vineyard El Tomillo

A região de solos aluviais de Paraje Altamira favorece as características especiadas na Malbec, o que deu origem ao nome deste vinho de parcela única. O nariz realmente faz uma união das frutas vermelhas e negras maduras com as especiarias, principalmente o toque ligeiramente cítrico do tomilho, com um pouco da baunilha e alguma mineralidade. A boca é intensa, saborosa, acidez alta com taninos aveludados e grande persistência. Um Malbec que se mostra mais fresco, sem abandonar sua tipicidade.


Malbec Single Vineyard Gualtallary

A região de Gualtallary, que aguarda a aprovação de sua IG, é marcada pela presença de carbonato de cálcio no solo e a altitude que varia dos 1100 a 1650 metros. O vinho traduz esta condição em aromas de frutas mais maduras, notas florais e mineralidade mais marcada, com a boca ainda mais potente. Os elementos estão em equilíbrio, pois temos alto teor alcoólico, açúcar residual mais perceptível, taninos ligeiramente mais notáveis, e a mesma persistência prolongada. Grande vinho!


Malbec Single Vineyard Finca San Pablo

Localizada na margem esquerda, oposta a Gualtallary, San Pablo está em vias de ter sua IG demarcada, graças principalmente aos esforços da Salentein. As altitudes aqui variam de 1175 a 1720 metros, e a área é consideravelmente menor en relação a Gualtallary. A amplitude térmica (5° a 28°) gera vinhos mais intensos, mas com um frescor acentuado em relação aos demais. Complexo aromaticamente, incluindo as frutas maduras (incluindo figos), mineralidade (grafite) e especiarias, mas mais integradas, quase em unidade. A boca traz uma refrescância distinta, com acidez alta, mas alguma gentileza e uma grande elegância. Representa o potencial único de San Pablo.

6 visualizações
bottom of page