Importadora Castas dá dicas de harmonização com pratos tradicionais
- Guto Martinez
- há 2 dias
- 2 min de leitura

A Castas, importadora que desde 2019 tem a missão de descomplicar e democratizar o consumo de vinhos no país, sugere algumas dicas de como harmonizar vinhos com tradicionais pratos para a Páscoa, fazendo combinações que realçam os sabores tanto da bebida quanto da comida.
Para pratos gordurosos, como bacalhau ou cordeiro, a acidez é fundamental para equilibrar a gordura. Por isso, vinhos como Sauvignon Blanc ou Vinho Verde são sempre uma boa aposta. Já para carnes mais fortes, vinhos tintos robustos são boas escolhas. E para pratos mais delicados, como peixe, opte por opções mais leves. Para quem gosta de espumantes, funciona bem com entradas e peixes, já que é uma bebida versátil. Os vinhos licorosos harmonizam perfeitamente com alguns tipos de sobremesa, principalmente chocolate amargo.
O bacalhau, prato tradiconal da época, pede vinhos mais leves e frescos. Harmonize com:
· Vinho branco: Cazas Novas Avesso Colheita - Vinho Verde. Um vinho que apresenta acidez e frescor para equilibrar a gordura do peixe.
· Vinho rosé: Azul de Ventozelo. Para uma opção diferente, um rosé seco também pode ser uma ótima pedida, especialmente para preparos mais simples da receita, como grelhado.
· Vinho espumante: Villa Rosa Blanc de Blanc, ajuda a limpar o paladar e potencializa os sabores.
O cordeiro, é outra opção clássica. Sua carne é rica e saborosa e pode ser preparada de diversas maneiras: assado, grelhado ou ensopado. Harmonize com:
Vinho tinto: Os tintos mais estruturados são perfeitos. Para este prato, Aresti Cabina Cabernet Sauvignon, Quinta de Ventozelo Monovarietal Syrah e Humberto Canale Denario Reserva Malbec.
Três estilos de uvas que apresentam intensidade e complementam o sabor marcante da proteína.
Vinho tinto mais leve: Para os paladares mais leves, sugerimos um belo Pinot Noir da Patagonia, Humberto Canale Denario Reserva. A forte acidez e a elegância são marcantes. Combina quando o cordeiro é preparado de uma forma mais suave ou com temperos mais delicados.
Além do bacalhau, peixes, como tilápia, linguado, ou frutos do mar, camarão, lagosta, também são presentes nas mesas durante essa época. Harmonize com:
Vinho branco: A regra geral é escolher vinhos brancos com boa acidez. Ótimas opções são: Denario Humberto Canale Sauvignon Blanc, Alma de Carraovejas Meín ou Arcaia Pinot Grigio.
Vinho espumante: O frescor das borbulhas do espumante, ajudam na limpeza do paladar. Por isso, duas sugestões incríveis são Espumante Villa Rosa Blanc de Noir, um típico Bairrada – Portugal , da uva Baga ou o cava Los Aljibes Cava Brut Nature.
Vinho tinto (para peixes de água doce): Para aqueles que não abrem mão de um bom tinto, a dica é o Azul de Ventozelo. Leve, de acidez equilibrada e sem presença de passagem em barril, vai super bem com peixes de água doce.
Para fechar com chave de ouro, um doce não pode faltar. Principalmente os ovos de Páscoa. Para formar uma bela dupla, um vinho licoroso: Dalva Porto Tawny. A doçura e a riqueza do Porto combinam muito bem com chocolate amargo.
Serviço Castas Importadora
Telefone: 21 964383126 | 21 964383126
@castasimportadora
Comments