top of page
  • Foto do escritorViviane Chow

Diversificando o paladar com queijos da Ilha do Chipre e Bulgária


Degustação Queijo Haloumi (Chipre) Somis Ind. Lact

Como parte da campanha financiada pela União Européia, o projeto “ChesseEu” teve passagem pelo Brasil visando promover produtos de alta qualidade. Participou de eventos como a feira de Alimentos&Bebidas Anufood em São Paulo. Além de um jantar especial direcionado apenas para convidados do setor hoteleiro, restaurantes, distribuidores e jornalistas. Foi uma oportunidade para degustar a qualidade dos queijos: DOP Halloumi produzido na Ilha de Chipre, queijos búlgaros Kashkaval e o tradicional queijo branco elaborado em salmoura.


Evagoras Fiakkou, George Michael e Konstantinos Tsavdaridis

Na ocasião estiveram presentes Evagoras Fiakkou, diretor geral da Somis, indústria de laticínios da Ilha de Chipre, Vladislav Mihailov, presidente da BMK Holding da Bulgária, Konstatinos Tsavdaridis, gestor de projetos e responsável por divulgar e apresentar produtos europeus de altíssima qualidade para o mundo, entre outros representantes.




Os queijos são elaborados e produzidos com os mais elevados padrões de excelência e segurança alimentar. Esta iniciativa busca alcançar o maior número possível de consumidores no mundo para conferir a qualidade.


Sugiro provar os queijos com vinhos búlgaros brancos, rosés ou tintos com corpo mais leves para essa harmonização. As variedades mais produzidas e comercializadas nessa região são as francesas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Riesling e Muscat. Atualmente uvas autóctones como a Kadarka (Gamza), Mavrud e Melnik, encontram-se em desenvolvimento e destaque. Uma importadora e e-commerce que recomendo para encontrar vinhos do país é a Winelands (https://www.winelands.com.br/). Gosto muito durante as experiências enogastronômicas, associar produtos e vinhos unindo a cultura regional.


Sempre bom conhecer exemplos de produtores eficientes, cuidadosos e conseguem desenvolver produtos diferenciados no mercado.


Para mais informações:



19 visualizações

Comments


bottom of page