• Guto Martinez

Empreendedores são pioneiros no mercado de geleias orgânicas em bisnaga no Brasil



Ricardo Medina deixou a posição de head de marketing do Grupo Dasa para tocar o seu próprio negócio. Ao lado da chef Izabela Dolabela decidiu empreender no mercado de alimentos e foi durante uma visita à Europa, que a ideia amadureceu, e a viagem à passeio, virou de business.


No velho continente, os dois tiveram contato com diversas tendências alimentícias. A que mais chamou atenção foi a apresentação de produtos em porções reduzidas. Quando voltaram ao Brasil, os empreendedores tinham diversas ideias e pensaram em vários formatos de negócio. Mas, antes de definir como e com o que empreender, uma coisa foi unanimidade, desde o nome, o produto e a identidade visual tinham que ser genuinamente brasileiros.


Em 2021, a premissa deu origem a Compota Ibá, uma empresa que nasceu com o propósito de levar à mesa o que Brasil tem de melhor em sabores, aromas e texturas.


”Notamos que o consumidor passou a adotar uma relação muito mais holística com a saúde e o meio ambiente, o que vem sendo concretamente refletido nas estratégias e nas vendas da indústria e do varejo brasileiro. Com isso a demanda por produtos orgânicos, inovadores em porções reduzidas, para minimizar o desperdício, vem crescendo. Percebemos que havia uma lacuna no mercado onde a Ibá podia se posicionar e, por isso, investimos na produção de geleias orgânicas em bisnagas”, diz o sócio fundador, Ricardo Medina.


Inédita no mercado, as bisnagas chamam atenção pela praticidade e aplicação em diversos tipos de pratos, aperitivos, queijo, embutidos, sobremesas e até drinks, dispensando o uso de colheres e facas. O primeiro lançamento da Ibá acontece em março, quando chega ao mercado os sabores: abacaxi com açafrão da terra e alecrim, amora com cumaru, morango com baunilha, goiaba com pimenta jiquitaia baniwa, laranja bahia com cravo e vinho merlot e manga com gengibre mangarataia.


“A culinária sempre esteve presente na rotina da minha família. Minha avó, fazia geleia e eu acompanhava o processo de produção. Juntei a memória afetiva da minha infância, aos conhecimentos da cultura indígena e as tendências contemporâneas para desenvolver o portfólio da Ibá. Em cada bisnaga estamos entregando uma experiência gastronômica única com receitas que unem frutos, raízes, especiarias, condimentos, favas e bebidas. O resultado é uma geleia rica em nutrientes, fibras, antioxidantes e fonte de vitaminas, sendo ideal para quem deseja ter uma alimentação equilibrada e não abre mão do sabor” contou a chef Izabela Dolabela.


Até o final do ano, os sócios se preparam para ampliar o portfólio e a presença da marca no mercado nacional. As geleias orgânicas em bisnagas estarão no e-commerce da Ibá www.compotasiba.com.br e terão um ticket médio de R$ 23,90.

Sobre Compota Ibá

A Compotas Ibá é mais que uma marca – é o resgate do que o Brasil tem de melhor em sabores, aromas e texturas. É um convite para conhecer as delícias que os biomas brasileiros possuem, com sabores que despertam os sentidos e harmonizam com diversas combinações.

Carregada de significados desde o nome, Ibá, em tupi-guarani, significa "fruto", uma lembrança àqueles que foram os primeiros a habitar o território nacional e a aproveitar as riquezas da flora brasileira.


Pioneira no segmento, a Ibá levará aos consumidores a experiência gastronômica única de receitas que unem frutos, raízes, especiarias, condimentos, favas e bebidas em um produto inovador: compotas em bisnaga!

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo