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Foto do escritorGuto Martinez

Chega ao Brasil LEKUBI, a primeira plataforma de vinhos de qualidade em embalagem bag in box



Em 1956, um produtor de vinhos australiano chamado Thomas Angove, buscando fazer com que o seu vinho durasse por mais tempo depois de aberto, inventou o sistema bag in box.


De lá para cá, o bag in box vem se popularizando no mundo inteiro, com níveis de crescimento bastante consistentes. Grandes cadeias como Whoole Foods e Waitrose, por exemplo, destinam cada vez mais espaço nas suas prateleiras a estes vinhos , inclusive , criando as suas próprias marcas de bag in box . Em 2020, na Inglaterra, Sainsbury’s e Marc & Spencer reportaram incrementos de vendas na ordem dos 40% no segmento em relação a 2019. E com a pandemia estes números continuaram crescendo. Atualmente, países nórdicos, como Suécia, Noruega e Dinamarca , apresentam um market share do segmento superior a 60% do bag in box em relação aos vinhos de garrafa.


“ O bag in box revolucionou a forma como o vinho chega ao consumidor, numa embalagem mais sustentável, mais fácil de transportar, em que se permite servir a taça sem que o vinho perca as suas propriedades durante vários dias”, diz Filipe Cardoso, proprietário e enólogo da SIVIPA em Palmela , uma das vinícolas portuguesas parceiras de LEKUBI. E cada vez mais, o bag in box , que antes era percebido como vinho barato e de má qualidade, vai mudando a sua imagem, conquistando os públicos mais exigentes, com inovação e sobretudo qualidade.


"O formato de vinhos bag in box é amplamente conhecido e utilizado por grande número de produtores europeus , adotando este tipo de embalagem para várias gamas de vinhos. Tem o mesmo conteúdo das garrafas , só que com custos mais baixos de materiais e transporte. São muitos os produtores que colocam belíssimos vinhos neste formato de embalagem , e por isso, é preciso descobri-los", diz Filipe Sevinate Pinto, enólogo da Herdade da Barrosinha em Setúbal, uma das vinícolas parceiras de LEKUBI.


O mercado brasileiro e a oportunidade

No Brasil o segmento bag in box praticamente não existe. Representa menos de 1% das vendas com relação as garrafas. Foi mirando nesta oportunidade que dois empresários brasileiros radicados em Portugal, Deosdete Ribeiro Júnior e Ricardo Braga, decidiram investir na criação de uma linha de bag in box única, com o objetivo de se tornar o líder do segmento no Brasil.


"Já tivemos a oportunidade de participar de diversas feiras de vinhos internacionais , como a Prowine , em Dusseoldorf - a maior feira de vinhos do mundo, - e a receptividade dos produtores e especialistas do segmento ao nosso projeto é muito interessante. LEKUBI é um projeto diferenciado até mesmo aqui na Europa", diz Ricardo Braga, proprietário de LEKUBI.


"Estamos muito animados com o potêncial de crescimento de LEKUBI no Brasil. Não apenas no consumo em casa, mas também no segmento de bares, restaurantes, hotéis e dos eventos.Acreditamos que podemos ser mais um instrumento para colaborar na democratização do vinho no Brasil", diz Deosdete Ribeiro Júnior, proprietário de LEKUBI.


O seu vinho em perfeitas condições até 2 meses depois de aberto

Um dos grandes diferenciais de LEKUBI, é a durabilidade do produto. Depois de aberto , o vinho mantém as suas características por até 2 meses, sem perder a qualidade.


"No Brasil, a venda de vinho em taça ainda é muito baixa, isso porque o dono do estabelecimento tem receio de abrir uma boa garrafa, não vender e o produto se estragar . Com LEKUBI, isso não acontece. Já que o vinho pode durar até 2 meses depois de aberto, não tem o rísco do desperdício", diz Deosdete Ribeiro Júnior , proprietário de LEKUBI.


"Quantas vezes em casa vocé já deixou de abrir uma garrafa de vinho só porque ia tomar apenas uma taça e não queria perder o vinho ? Pois bem, com LEKUBI, voce pode ir degustando o seu vinho aos poucos, no momento que quiser e na quantidade que desejar, sempre com a mesma qualidade", diz Ricardo Braga, proprietário de LEKUBI.


A embalagem de LEKUBI tem 3 litros, o equivalente a 4 garrafas de 750 ml. A sua embalagem foi concebida para ser fácil transportar e prática de armazenar. Outro ponto importante é a sustentabilidade. LEKUBI é 100% reciclável e todo o seu processo de produção, transporte e reciclagem emite baixos índices de CO2 na atmosfera ( com índices mais baixos do que o vidro ).


LEKUBI é inovador também no conceito

LEKUBI não é uma marca de vinho, é uma plataforma , que oferece uma seleção de vinhos de grande qualidade produzidos por importantes vinícolas e assinados pelos mais respeitados enólogos.


"Com LEKUBI , o dono do estabelecimento poderá oferecer aos seus clientes um line-up de vinhos de qualidade, desde os vinhos de entrada até vinhos os mais sofisticados, com uma excelente rentabilidade", diz Deosdete Ribeiro Júnior, proprietário de LEKUBI.


LEKUBI, uma experiência de degustação diferenciada

Em LEKUBI, tudo foi pensado para que o momento da degustação seja uma experiência diferenciada, desde a seleção das melhores vinícolas até aspecto sensorial com um design & packaging inovadores. O design da embalágem de LEKUBI foi desenvolvido na Califórnia e traz uma interessante novidade: no contra-rótulo de cada vinho existe um QR com vídeos onde os próprios enólogos apresentando as suas vinícolas e falam sobre as características dos seus vinhos.


"A ideia e fazer com que as pessoas , no momento da degustação, sejam transportadas para o ambiente onde aquele vinho foi produzido", diz Ricardo Braga, um dos fundadores de LEKUBI.


LEKUBI em Portugal

Desde o ano passado LEKUBI já se encontra a venda nas principais garrafeiras do País, conquistando muitos adeptos também na terra do vinho.


"Acompanhei de perto todo o processo desenvolvimento de LEKUBI em Portugal , a sua criteriosa seleção dos vinhos e dos produtores. Pelo que eu conheço do paladar dos brasileiros LEKUBI será um sucesso também no Brasil", diz Vitor Hipólito, proprietário da Garrafeira Imperial, eleita Garrafeira do Ano pela Revista dos Vinhos, a principal publicação do setor em Portugal.


Linha de produtos

Inicialmente , LEKUBI chega ao mercado brasileiro trazendo 09 rótulos de vinhos portugueses ( 07 tintos, 01 branco e 01 rose ) , produzidos por importantes vinícolas situadas no Douro, Alentejo , Setúbal e Palmela.


"O passo seguinte é expandirmos o nosso portfólio com vinhos de outros países , como França , Itália, Espanha, Chile, Argentina e Brasil".


Prêmio na França

Um dos vinhos do nosso portfólio, o LEKUBI MONTE DA RAVASQUEIRA RESERVA DA FAMILIA - TINTO 2019 ( D.O.C Alentejo) , acaba de conquistar a medalha de ouro no mais importante concurso de bag in box do mundo, o “ Concours International Wine in Box “, que todos os anos acontece em Toulouse , na França. Durante dois dias, um júri formado por enólogos e sommeliers fazem prova cega de mais de 500 bag in box para eleger os melhores. Este ano LEKUBI entrou para este seleto grupo. Esta medalha de ouro credência LEKUBI a participar de uma outra importante premiação neste mesmo concurso, o de melhor design de embalagem ( Best Dressed ) , que ocorrerá em Toulouse , no próximo mês de setembro de 2022.


Estratégia de comercialização

LEKUBI será distribuído nacionalmente através de revendedores especializados, que atenderão aos mercados de bares e restaurantes para o desenvolvimento da cultura do vinho em taça , e também, aos consumidores finais para possibilitar o consumo continuado de vinho. LEKUBI terá também um site e-commerce para atender as regiões onde não houver revendedores.


Quem disse que a tradição não evolui?

LEKUBI. O mundo do vinho cabe aqui.

Instagram: @lekubiwine

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