top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Receita: Peixe ao leite de coco com alho-poró

Leve e rápida, receita vai bem em dias de calor e acompanha brancos frescos

Rendimento: 4 porções


Dica de harmonização: varietais de Sauvignon Blanc ou Alvarinho, vinhos verdes brancos em geral

Ingredientes:

400 ml leite de coco diluído (pronto ou feito em casa*)

1 Alho-poró (parte mais clara)

3 colheres sopa manteiga

1 fio azeite

800g peixe branco em postas ou em filé, sem espinhas (sugestão: robalo, pescada branca)

200 g farinha de mandioca (ou farofa)

200 g coco ralado (pacote ou feito em casa*)

Sal e pimenta branca a gosto

Modo de fazer:

Corte a parte branca do alho-poró em fatias grossas, de aproximadamente 1 cm (se preferir, corte mais finas, mas ele poderá "sumir" no preparo). Derreta a manteiga com o fio de azeite na frigideira, e coloque o alho-poró até ele ficar transparente e, em seguida, acrescente o leite de coco, reduzindo até ficar com consistência mais cremosa (o caseiro demora um pouco mais). Salgue a gosto e, se preferir, acrescente um pouco da pimenta branca moída.

Em outra panela, doure a farinha de mandioca em um pouco de manteiga com o tempero de sua preferência ou apenas com sal, e em seguida, fora do fogo, junte ao coco ralado, e reserve.

Numa forma própria para forno, coloque o leite de coco com o alho-poró e, por cima, cubra com as postas de peixe ou com os filés, até cobrir o fundo. Cubra tudo com a mistura do coco ralado com a farofa pronta, e leve ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 15 minutos (filetes) ou 20 minutos (postas), ou até que a farofa fique corada. Não deixe o fogo muito alto nem deixe por muito tempo, para que o peixe mantenha a textura e a umidade - aqui, o ideal é ficar sempre de olho.

Sirva com o acompanhamento de sua preferência, como arroz, legumes ou batatas sauté, e o vinho branco de sua preferência!


* Se preferir, você pode fazer leite de coco e coco ralado usando 500 ml de água morna e o conteúdo (a "carne") de um coco maduro. Retire toda a casca do coco, e bata no liquidificador com aproximadamente 300 ml da água morna até ficar bem fino, peneirando ao final. Bata novamente a parte sólida com o restante da água, e separe o resultado na peneira novamente. O coco ralado ainda terá bastante sabor, e o leite, embora mais "ralo" por não ter nenhum espessante, terá sabor semelhante ao comprado pronto.

72 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page