top of page
  • Foto do escritorGuto Martinez

Receita: Peru com US Cranberries

A Superfruta dos EUA em uma receita deliciosa para o fim de ano


Pequena no tamanho e grande no sabor, assim é a Cranberry, amplamente utilizada na culinária americana (tanto que é a base para o molho vermelho do peru servido no famoso feriado de Ação de Graças do país), e que vem conquistando outros países, inclusive o Brasil onde notoriamente vem ganhando espaço nos cardápios brasileiros e conquistado paladares.

E para inovar nas festividades natalinas e de ano novo, a chef Marê Araujo criou uma receita exclusiva: Peru de Natal ao Molho de Cranberries com Vinho do Porto. “Cranberry é versátil e possibilita o uso em receitas coringas, como base para um bom molho para carnes, pratos com bacon, vai bem na preparação de peixes brancos, nas sobremesas como os clássicos torta de Cranberry e cookies, além de geléia, barra de cereal e no com iogurte. Tudo isso, devido ao sabor da Cranberrie que tem uma acidez maior, mas com uma pitada de doçura da fruta”, explica a jovem chef.

Gostou da dica? Então anota a receita:

Peru de Natal ao Molho de Cranberries com Vinho do Porto

INGREDIENTES

PARA O PERU DE NATAL

  • 1 peru de 5 kg

  • 100 g de manteiga

  • ½ xícara (chá) de vinho branco

  • 1 tangerina (ou laranja)

  • ramos de sálvia para decorar

  • Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO


1 - Coloque o peru ainda na embalagem sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 48 horas.


2 - Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).


3 - Retire o peru (descongelado) da geladeira e retire os miúdos.


4 - Numa panela, derreta a manteiga com o vinho e desligue o fogo.


5 - Com um papel-toalha, seque bem o peru e transfira para a assadeira. Pincele todo o peru com a mistura de manteiga com vinho e salpique com sal e pimenta a gosto. Cruze as coxas e amarre com um barbante ou coloque sob a pele do peru. Corte a tangerina ao meio e coloque uma metade na cavidade, deixando outra para tampá-la.


6 - Leve a assadeira com o peru ao forno e deixe assar por 30 minutos. Reduza a temperatura para 180 ºC (temperatura média) e continue assando por mais 3 horas - a cada 30 minutos, retire o peru do forno e pincele com o vinho e a manteiga.


7 - Para verificar se o peru está assado, fure a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve assar por mais alguns minutos. Caso a pele do peru comece a dourar em excesso, cubra com um pedaço de papel-alumínio.


8 - Quando o peru terminar de assar, retire a assadeira do forno. Se quiser, decore com ramos de sálvia, pincele-os com o restinho de manteiga e vinho e leve ao forno por mais 10 minutos, apenas para terminar de dourar o peito.


9 - Transfira o peru para uma tábua de corte. Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir.


Para o Molho:

Ingredientes:

500 gramas de Cranberries Desidratados

  • 100 gramas de açúcar mascavo

  • 500 ml de vinho do Porto Ruby

  • 1 colher (sopa) rasa de Amido de Milho

  • 100 ml de água


MODO DE PREPARO


Misture os Cranberries desidratados com o açúcar mascavo e o vinho do Porto Ruby. Deixe cozinhar em fogo bem baixo por 10 minutos, até perceber que os Cranberries se hidrataram e ficaram suculentos. Dilua o amido de milho em 100 ml de água fria e adicione ao molho. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos, até que fique uniforme e com consistência mais grossa.Sirva o peru com o molho por cima. Bom apetite!



Foto Receita: Foto divulgação – StockFood / PhotoCuisine / Fenot, Eric

Dica de Harmonização: a refeição comemorativa pede um espumante mais estruturado, de preferência um rosé com Pinot Noir na composição. O Lanson Le Black Label é uma excelente escolha!



Acompanhe nas redes sociais:

Instagram: @uscranberriesbr

Facebook: uscranberries

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page